Os nutrientes essenciais para mulheres acima dos 40
Conforme ficamos mais velhas, nosso metabolismo vai mudando, deixando de absorver nutrientes essenciais e passando a precisar de uma ajudinha para o corpo absorver tudo que for necessário, na quantidade certa. Por este motivo, a complementação é bem-vinda, ajudando e regulando todo o funcionamento do organismo.
Mesmo que haja uma infinidade de necessidades do organismo humano, mulheres com mais de 40 anos tem se preocupado e buscado cada vez mais uma saúde equilibrada.
Vitamina B12:
A falta de vitamina B12 pode levar a diminuição de glóbulos vermelhos, causando anemia e atrapalhando na manutenção do sistema nervoso. Portanto, a reposição desta vitamina é extremamente necessária, ainda mais depois dos 40 anos.
Temos, dentre algumas das fontes disponíveis, alimentos como bife de fígado, salmão e ovos. No caso de suplementos, recomendamos o Suplemento Vitamínico Borg, que, além da vitamina B12, possui cálcio, zinco, magnésio, vitamina D, vitamina B3, B6 e Boro.
Cálcio:
A deficiência de cálcio causa a osteoporose, caracterizada pela porosidade dos ossos, aumentando o risco de fraturas e dificultando a recuperação das mesmas, por este motivo repor o mineral é essencial.
A doença afeta milhões de brasileiros, tendo maior incidência em mulheres pós menopáusicas, por conta da diminuição na eficiência da sua absorção. Portanto, um maior cuidado anos antes de chegar na menopausa pode poupar estresse e dores no futuro.
Na alimentação, pode-se encontrar o cálcio no leite, soja, feijão e folhas escuras. No caso de suplementos, recomendamos o Cronocálcio, à base de carbonato de cálcio e vitamina D.
Vitamina D:
A vitamina D é a responsável pela absorção do cálcio no nosso organismo, portanto, seu funcionamento é diretamente ligado ao consumo do mineral. A principal fonte de vitamina D é o sol, mas, como sabemos, nem todo mundo mora em lugares ensolarados, ou mesmo tem tempo para se expor nos 15 minutos recomendados por médicos, então a alimentação ou suplementação é necessária e acessível.
Você pode encontrá-la em carne vermelha, peixes, ovos e leite, mas, caso prefira buscar uma suplementação, recomendamos a linha Cronovit Vitamina D, encontrada em cápsulas ou em gotas, que permite reposição diária e sem preocupações.
Magnésio:
Como já apresentamos no post sobre magnésio (link), este suplemento mineral faz parte de centenas de processos metabólicos do nosso corpo, como na absorção de cálcio e vitamina D. Sua deficiência causa prejudica o funcionamento de diversos órgãos e a produção de energia.
Encontramos o magnésio em sementes, como de abóbora, nozes e castanhas, folhas verde-escuras, como espinafre, frutas, como banana e abacate, e também no leite e feijão. No caso de suplementos, conheça o Borg Magnésio PA, um suplemento mineral em cápsulas, que possibilita sua reposição diária de magnésio.
Potássio:
Mesmo para quem ainda não chegou nos 40, o Potássio é essencial para a manutenção da pressão arterial, sendo que para mulheres que já passaram da menopausa e fazem uso do mineral, o risco de Acidente Vascular Cerebral é reduzido. Este é mais um exemplo de que o cuidado precoce pode evitar doenças e preocupações futuras.
Deve-se tomar cuidado com o excesso de potássio, ou Hipercalemia, que em casos simples leva à queda da pressão arterial, e em casos mais graves, arritmia cardíaca grave.
Banana, suco de laranja, abacate e leite desnatado estão entre os alimentos com maior concentração de potássio. No caso de suplementos, você encontra potássio, magnésio e vitamina E no Cãimbrafim, ideal para repor estes minerais e vitaminas, além de ser recomendado para praticantes de atividade física.
Ômega 3:
Para quem acha que existem apenas gorduras ruins, o ômega 3 chega para desmistificar o tema. Este ácido graxo é uma gordura boa encontrada principalmente em peixes marinhos, e tem ação vasodilatadora, reguladora e redutora do colesterol ruim (LDL), sem afetar o colesterol bom (HDL).
Como é encontrado abundantemente em peixes, a maior fonte de ômega 3 na alimentação são eles, como sardinha, atum e salmão. Pode-se encontrar também em sementes, como linhaça e chia, azeite de oliva e castanhas.
Não gosta de peixes ou prefere uma ingestão mais regular? Então o Cronoliv Ômega 3 é perfeito para você.
Antes de conhecer os principais nutrientes, é recomendável que se busque o conhecimento do seu médico nutricionista, que indicará a melhor opção para uma dieta equilibrada.
Esteja com 40, 50, 60 anos, busque estar sempre saudável, protegendo sua vitalidade e prolongando sua qualidade de vida.