Duas campanhas, um propósito: promover a saúde
A cada mês do ano, são anunciadas campanhas que visam transmitir informações sobre determinados tipos de doenças, e no mês de fevereiro temos duas.
Fevereiro Roxo
Quando falamos da campanha Fevereiro Roxo, estamos falando de doenças que são caracterizadas como autoimunes e degenerativas: Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer.
Lúpus
Lúpus é uma doença que pode atingir diversos órgãos e tecidos, entre eles pele, articulações e cérebro. Ela é crônica e pode durar anos ou uma vida inteira. Alguns de seus principais sintomas são:
- Ansiedade, desconforto, fadiga e mal-estar;
- Característica vermelhidão facial em forma de borboleta (sobre o nariz e as bochechas);
- Confusão mental, dores de cabeça e perda de memória;
- Dificuldades na respiração e dor no peito ao respirar profundamente;
- Dores nas articulações, inchaços e rigidez muscular;
- Febre;
- Sensibilidade à luz solar.
Por ainda não haver cura, o tratamento do Lúpus é feito com um médico reumatologista, de forma paliativa, que visa controlar os sintomas para que a pessoa tenha uma melhor qualidade de vida.
Fibromialgia
Já a Fibromialgia caracteriza-se por uma dor crônica que se manifesta especialmente na musculatura e nos ossos. A patologia também compromete o sono, provocando cansaço excessivo, e muitos pacientes de fibromialgia apresentam quadros de depressão. O tratamento deve ser realizado com um especialista em Reumatologia, que irá indicar medicamentos que inibem a dor, como antidepressivos e relaxantes musculares, bem como a prática regular de atividade física, tudo com acompanhamento médico.
Mal de Alzheimer
O Mal de Alzheimer é uma doença que afeta a capacidade cognitiva, provoca demência e perda de memória. É uma doença progressiva, e não há o que possa ser feito para interromper o avanço da doença. Ela começa com alterações na memória, nas habilidades visuais e espaciais, dificuldades na fala e coordenação, depois começa a agir de forma mais grave, provocando dificuldade de comer e incontinência urinária e fecal, por exemplo.
Para ajudar na prevenção, exercitar o cérebro é a solução. Sendo assim:
- Ler, estudar e manter a mente sempre ativa;
- Participar de atividades em grupo;
- Ter alimentação saudável;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Não consumir bebida alcoólica, nem fumar;
- Fazer exercícios de raciocínio e jogos inteligentes.
O tratamento é feito através de medicamentos que têm como função minimizar os distúrbios e modificar as suas manifestações da doença, ao qual o médico neurologista irá prescrever, além de acompanhar o paciente durante o tratamento.
Fevereiro Laranja
Esta possui a iniciativa de conscientizar sobre a Leucemia, que é um tipo de câncer que afeta o sangue, especificamente os glóbulos brancos, oriundos da medula óssea, que ao sofrerem um tipo de mutação genética, transformam-se em células cancerosas. Essas células sofrem tal transformação quando novas, tornando-se mais resistentes e se multiplicando mais rápido que as células saudáveis, sendo um risco iminente à saúde.
Os sintomas são:
- Aumento do baço ou do fígado;
- Aumento de gânglios;
- Dor em ossos e articulações;
- Febre ou suor no período da noite;
- Hematomas pontuais e sangramentos, geralmente no nariz e gengiva;
- Infecções frequentes;
- Entre outros.
O tratamento é feito com o foco em destruir as células cancerosas para que novas células não sejam mais afetadas e voltem a ser produzidas normalmente. O procedimento empregado varia de caso a caso, ao qual, o médico oncologista vai avaliar a real necessidade do paciente.
Portanto, nós somos responsáveis pela nossa saúde, e ela precisa ser levada a sério, como prioridade. As campanhas são informativas, porque acreditamos que informação e educação são essenciais para a prevenção. Seja você também porta-voz e promova a saúde. E em casos de sentir qualquer um destes sintomas, procure um médico especialista.