Dicas para as festas de fim de ano durante a pandemia
Os enfeites de natal já estão nas lojas, a decoração e as promoções nos supermercados já chamam a atenção, e as campanhas de fim de ano já estão fomentando o nosso desejo de comemorar e festejar, mas calma, não é bem assim que vai ser, ou pelo menos não deveria. Cear com a família e os amigos mais chegados talvez seja inevitável, e por isso resolvemos te dar dicas para as festas de fim de ano durante a pandemia.
– Sim, nós ainda estamos vivendo no meio de uma pandemia!
O Covid-19 ainda está entre nós
As informações atuais acerca do Covid-19 ainda são graves. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, o Brasil teve um ápice em julho, e desde então os casos estavam diminuindo, porém em novembro eles voltaram a subir. É muito importante que todos estejam cientes dessas informações para refletir se realmente vale a pena comemorar ou se é melhor obedecer ao distanciamento social.
Dicas para as festas de fim de ano
Caso a sua escolha seja de realizar uma ceia, e até mesmo aquela reunião para comemorar a virada de ano, é importante levar em consideração que, pelo bem e pela saúde de quem você ama, as festas não devem ser como nos anos anteriores.
Aqui, listamos algumas dicas para que você, sua família e seus amigos possam aproveitar o momento com segurança:
Comece pelo bom senso
É importante que todos os convidados sejam francos. Ao sentirem que não estão bem, ou que apresentam alguns dos sintomas relacionados ao Covid-19, que o mesmo comunique que não irá poder comparecer. Não se pode dar bobeira! A imunidade baixa aumenta as chances de contágio.
O uso de máscara é imprescindível
Em todo o tempo, os convidados precisam estar de máscara de proteção e só retirar para comer ou beber. E para retirar e colocar a máscara é importante passar o álcool gel nas mãos. Vale informar que sem a máscara não será possível a participação.
Fique atento a duração da festa
É importante que o distanciamento seja aplicado no momento da festa, e que o tempo de duração seja menor, isso já faz grande diferença. Um artigo feito pelo Jornal Médico Britânico aponta que 2 metros de distância são seguros, além de que o tempo de permanência na presença de pessoas com a carga viral também pode influenciar no contágio. Por isso aqui vai uma sugestão: ao invés de um período longo de festa, opte por convidar poucas pessoas em horários diferentes para diminuir o fluxo e a aglomeração de pessoas.
O local da festa
O local onde ocorrerá as festas de fim de ano, precisa ser de preferência, aberto e bem arejado, onde haja ventilação e um fluxo de ar constante, pode ser um quintal, na cobertura do prédio ou até mesmo em uma sacada. Aqui no blog da Moderna, você encontra um post contendo orientações de prevenção do COVID-19.
Na hora da ceia
Elabore uma sequência, de modo que vá um por vez montar o seu prato. Cada convidado, aplica álcool gel antes de encostar nos utensílios e talheres que também já estarão higienizados, inclusive após o uso.
Vai ter amigo secreto?
Então cuidado na hora de compartilhar os presentes. Entregue o presente ao amigo ou amiga, e evite o contato. Ao pronunciar o seu discurso, estipule um local específico e um de cada vez se posiciona para falar.
Por fim, vale salientar da importância do cumprimento das normas de proteção. Quando você se protege, automaticamente está protegendo a vida de quem você ama. Se cada um fizer a sua parte com responsabilidade, é possível ter um momento agradável, para chegarmos em 2021 com mais esperança e saúde, acreditando que esse momento logo vai passar.