Saúde Mental: o que você tem plantado em você?
Nós começamos essa conversa com o título: o que você tem plantado em você? É interessante quando paramos para refletir que somos seres da natureza, e quando falamos sobre saúde mental podemos dizer que o que absorvemos se torna parte de quem somos.
No mês de Janeiro Branco o assunto é saúde mental, porque entendemos que o cérebro comanda o corpo e é capaz de armazenar sentimentos, que são manifestos em ações e reações. E você tem plantado o que em você? Será que suas raízes estão firmes e fortes?
Árvore e o ser humano: o que suas estruturas têm em comum?
A estrutura física de uma árvore começa por uma semente, que ao ser plantada em terra e regada com água, cresce e se desenvolve – perceba como a água também é importante para nós – e a medida que isso acontece, a faz produzir flores e frutos.
As raízes só extraem do solo o que é bom para o seu crescimento. O caule, que mantém a estrutura da arvore em pé, cresce e se fortalece à medida que recebe esses nutrientes da terra. Por meio dos processos biológicos, as arvores começam a produzir folhas, flores e frutos.
Ao fazemos essa analogia associada ao ser humano, propomos esses questionamentos:
- Como tem sido a sua alimentação?
- A sua estrutura física tem recebido força?
- O que você tem absorvido, sentimentos que florescem se transformam e bons frutos?
O solo pode ser o mesmo, porém cada árvore é diferente
Arvores não se comparam umas com as outras. Elas se alimentam bem, exercitam suas atividades para se manterem firmes e fazem o que precisam para chegar a produção final: gerar frutos saudáveis e suculentos.
Quando falamos de saúde mental, mudamos esses processos para:
- Fazer o que for preciso para estar bem;
- Se alimentar do que é saudável;
- Evitar comparações com as outras pessoas;
- Buscar qualidade de vida por meio de práticas saudáveis e prazerosas;
- Entender e compreender seus limites;
- Buscar sempre fazer o bem, florescendo e produzindo bons frutos.
Saúde mental
Durante a pandemia causada pelo Covid-19, uma pesquisa do Ministério da Saúde concluiu que cerca de 86,5 % dos brasileiros estão sofrendo de ansiedade e 16% de depressão. O nosso país é considerado mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde.
Esses dados apresentamos só reforçam a necessidade de falarmos dos cuidados com a saúde mental. Tanto na forma e na qualidade do conteúdo que absorvemos, quanto na maneira como digerimos sentimentos, situações externas e conflitos. Cuidar da mente precisa ser um ato diário, incluindo exercícios de autoconhecimento.
Uma sugestão é você ir até o nosso post com dicas para combater a ansiedade e o estresse.
O autoconhecimento é fundamental
Ele auxilia o indivíduo a entender seus limites, e na maioria das vezes evita graves consequências. Entender quem realmente você é e como seus sentimentos fluem dentro de você, te ajuda a compreender e a encontrar soluções para as adversidades da vida.
É claro que o auxílio de um médico especialista jamais será descartado. Já foi comprovado que a Psicoterapia pode ser uma alternativa que promove diversos benefícios a saúde mental e física.
Consciência corporal
As árvores têm uma consciência corporal instintiva: elas crescem para cima. O corpo também cresce quando se tratar do ser humano, porém a consciência corporal precisa evoluir junto. E ter conhecimento do seu corpo também faz parte do autoconhecimento, para que você possa utilizá-lo como meio de comunicação consigo mesmo e com o ambiente ao seu redor.
Você sabe do que o seu corpo precisa? A mente tem um papel importante nessa descoberta e quando ela não está bem, consequentemente toda a estrutura é prejudicada. Fique atento aos sinais! Pratique exercícios físicos, mentais e tenha um acompanhamento médico.
Janeiro Branco
Em toda virada de ano, a maioria das pessoas estão com o mesmo pensamento:
– Esse ano eu quero fazer diferente!
A Campanha Janeiro Branco traz como mensagem, a de que existe uma folha em branco e por ela você pode escrever a sua história tendo diversas oportunidades ao seu dispor.
E que tal você escrever uma história de relacionamento sério com a saúde da sua mente?