CÂNCER DE PRÓSTATA
CÂNCER DE PRÓSTATA
A Sociedade Brasileira de Urologia criou o Novembro Azul com o objetivo de chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também para a saúde do homem de forma geral. Esta é uma das doenças que mais acomete a população masculina Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2030 serão 27 milhões de novos casos, 17 milhões de mortes e 75 milhões de pessoas vivendo com a enfermidade.
Se alguns tipos de câncer vêm registrando queda, como o de estômago e fígado, outros só aumentam. É o caso do câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente no país, atrás apenas do câncer de pele não melanoma – em terceiro lugar vem o de mama. A taxa de incidência é alta e a de mortalidade também. A cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença.
Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora uma baixa importante tenha ocorrido nas últimas décadas em decorrência, principalmente, de campanhas de rastreamento da doença e maior conscientização da população masculina.
MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA
- O câncer de próstata é uma doença do idoso
MITO. Apesar de o risco para a doença aumentar significativamente após os 50 anos, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo desta idade. Entretanto, a doença é rara antes dos 40 anos.
- PSA aumentado é sinal de que tenho câncer de próstata
MITO.
O antígeno prostático pode apresentar alterações em várias situações que não o câncer, como a hiperplasia benigna da próstata, prostatite (uma inflamação) e trauma. Por isso é importante a avaliação médica e o toque retal.
- Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta meu risco
VERDADE.
A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes. Para quem tem casos na família, o recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia é procurar um urologista a partir dos 45 anos.
- Pessoas da raça negra têm maior risco de desenvolver a doença
VERDADE.
Estudos apontam que afrodescendentes têm risco 60% maior de desenvolver a doença e a taxa de mortalidade é três vezes mais alta.
- O sedentarismo pode aumentar o risco para desenvolvimento do câncer de próstata
VERDADE.
O sedentarismo e a obesidade estão relacionados a alterações metabólicas que podem levar a alterações moleculares responsáveis pela gênese da neoplasia.
TRATAMENTO
Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.
A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.
FONTE:
https://centrodeoncologia.org.br/noticias-cancer/mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-de-prostata/
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata