Outubro Rosa: um papo sobre a saúde da mulher
Este texto é para você mulher que sabe que precisa cuidar mais da sua saúde; é para você mulher que enfrenta diariamente, batalhas contra o câncer de mama; e para você homem e mulher que entende a importância desse assunto.
O mês de outubro fica todo rosa e não é à toa. Bater um papo sobre a saúde da mulher é entender que o câncer de mama vai além. Te prometemos que não vai ser mais um conteúdo sobre câncer, mas que por meio dele você siga e reflita sobre a sua saúde e sobre a vitória que está por vir.
O câncer de mama
O câncer de mama surge por causa da formação desordenada das células da mama que começam a se multiplicar, evoluindo para o que chamamos de tumor. O INCA – Instituto Nacional do Câncer, afirma que a estimativa, em sua grande maioria mulheres, é de 66.280 novos casos em 2020.
Prevenção e tratamento precoce
A prevenção ajuda tanto para evitar o surgimento, quanto para aumentar as chances de cura. Praticas saudáveis ajudam em 30% a evitar o surgimento de câncer. São elas:
- Praticar atividade física;
- Se alimentar de maneira saudável;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo;
- Amamentar;
- Praticar meditação (é opcional, mas ajuda muito);
- Ler livros, escrever e se divertir;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
O tratamento depende do estágio em que o câncer se encontra. Por isso é muito importante que você se toque e conheça seu corpo, e que realize a mamografia com certa frequência, para que ao notar qualquer alteração nas mamas, receba o tratamento o quanto antes.
Saúde mental e o câncer
Este tópico é muito importante nos dias de hoje, não é mesmo? Porque saúde não é somente a ausência de doenças do corpo físico. Quando associamos ao câncer, a saúde mental pode ser prejudicada pela notícia e por todo o processo até chegar a cura. É por isso que a mulher ao ser diagnosticada com câncer de mama, precisa de todo apoio e suporte possíveis, da família, das amigas e amigos, e daqueles que vão estar com ela nos procedimentos médicos.
Cuidar vai além de medicamentos e sessões de quimioterapia. Cuidar envolve olho no olho, envolve carinho, sorrisos em meio aos dias escuros e sempre transmitir força para a mulher. O tratamento que ela precisa receber precisa ir além.
Amar a si mesma
Perder os cabelos é um dos processos difíceis que a mulher enfrenta durante o câncer, outras precisam retirar a mama e tudo isso, consequentemente, afeta a autoestima da mulher. Mas acreditamos que a beleza da mulher está em como ela se vê. Autoestima tem a ver com aceitação: aceite suas fases, suas curvas e aprenda a conviver todos os dias com seus processos. Tudo é aprendizado e só gera mais força para viver a vida.
– Você vai vencer essa luta.
Vencendo a batalha contra o câncer
Nós já estamos terminando. É importante saber que ao ser diagnosticada com câncer, você entenda que foi alistada para uma guerra, e que diariamente vai precisar lutar batalhas para vencer. E você vai vencer. Você vai fazer valer a pena cada esforço e vai se olhar no espelho e ver uma vencedora, uma guerreira. E por fim, se tornará como um farol e guiará outras mulheres para vencerem suas próprias batalhas.
No fim da guerra, você vai se orgulhar de cada gigante que você derrubou e de cada batalha vencida. O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização, de sororidade e de cura.