Saúde feminina: como proteger a região íntima todos os dias.
Pode não parecer, mas às vezes um simples hábito de rotina que para você é comum, pode estar colocando sua região íntima em risco como, por exemplo, usar calça jeans todos os dias ou passar muito tempo com o biquíni molhado. Práticas que parecem inofensivas e corriqueiras, sem pensar que podem oferecer sérios riscos de ter infecções vaginais como a candidíase, além de odores.
Pequenas mudanças de hábito já ajudam a preservar a saúde e a proteção da região íntima, todos os dias. Pensando nisso, reunimos dicas simples e fáceis de serem colocadas em prática no cotidiano, com confiança e segurança. Confira abaixo:
Use sabonete íntimo
Diferentemente de outras partes, a região íntima merece cuidados especiais. Na hora de tomar banho, por exemplo, prefira um sabonete desenvolvido especialmente para essa parte do corpo em vez de usar sabonetes comuns. Esse cuidado é importante para evitar desconfortos e a proliferação de micro-organismos, como os fungos, que causam a candidíase.
Vá ao ginecologista
O médico ginecologista é o especialista que acompanha a saúde da mulher desde o início da puberdade. Para ficar atenta às alterações da região íntima, marque consultas periódicas e não tenha vergonha de tratar sobre assuntos íntimos com o médico.
Não fique muito tempo com roupas de banho úmidas
Ir à praia ou à piscina é sempre prazeroso, mas o hábito de permanecer com a roupa de banho molhada por muito tempo pode prejudicar a saúde. Muitos casos de infecções, causadas principalmente por fungos, ocorrem nessas circunstâncias, já que o ambiente se torna propício para a proliferação dos micro-organismos. O ideal é vestir uma roupa seca assim que possível, evitando umidade e calor na região íntima.
Dê preferência para lingeries de algodão
A calcinha também tem um papel fundamental na preservação da saúde íntima. Basta lembrar que a peça está em contato direto com a vagina, ou seja, é muito importante escolher tecidos macios e que evitem o abafamento dessa parte do corpo.
Protetor diário: use com moderação
Apesar da recomendação de uso do nome, os protetores diários não devem ser usados com muita frequência. Como ficam em contato direto com a região íntima, esses produtos podem impedir que o ar circule adequadamente, aumentando os riscos de infecções.
No período menstrual, faça trocas regulares de absorvente
A troca de absorvente é muito importante para a saúde do corpo e também da região íntima. Sem a devida ventilação e higienização, que ocorre com a troca do absorvente, a região fica sujeita à ação de micro-organismos, como bactérias e fungos.
Evite lavar a parte interna da vagina
Alguns hábitos inadequados de higiene íntima acabam passando despercebidos em meio à correria do dia a dia. Um deles é a lavagem da parte interna da vagina, também chamado de “ducha interna”. Elas não são recomendadas, pois podem irritar a mucosa vaginal e atrapalhar a defesa natural do corpo.
Evite roupas muito apertadas
Se você gosta de usar peças jeans ou mais justas com frequência, tente revezar com peças mais soltas e leves, que evitam o aquecimento e abafamento da região íntima para evitar odores e desconforto. Vale lembrar que um ambiente quente e sem ventilação favorece a proliferação de micro-organismos.
Tome banho após as relações sexuais
Não há nada melhor para a região íntima do que uma higienização correta e na medida certa. Quando falamos em sexualidade, vale o mesmo raciocínio. Para manter a saúde da região íntima em dia, recomenda-se que a mulher faça a higienização da área após as relações, de preferência no mesmo dia do encontro.
Se cuide, mulher! Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença na hora de cuidar da saúde íntima. Manter a região ventilada, por exemplo, é um hábito que traz muitos benefícios, evitando abafamento, suor, secreções e outros desconfortos.