Leite
No leite e em seus derivados, encontramos vitaminas e minerais muito importantes para o organismo, como o cálcio, essencial para ossos e dentes. Portanto, sim, o leite importa!
Até os seis meses de vida, o leite materno não só é o ideal como também supre todas as necessidades do recém-nascido. Conforme o bebê vai crescendo outras formas de lactose vão sendo inseridas na dieta das crianças.
Por ser rico em cálcio as mamães não deixam faltar leite nem derivados na mesa de seus filhos, deixando os dentes, e ossos mais fortes e resistentes para que as crianças tenham uma infância ativa.
Hoje temos muitas pessoas alérgicas ou intolerantes à lactose, que precisam seguir uma dieta limitada por conta dessa restrição alimentar, mas o leite se tornou vilão para alguns.
Quer descobrir os 5 maiores mitos do leite?
1- Ingerir leite causa pedras nos rins:
O cálcio em excesso no organismo tende a se depositar e pode ocasionar cálculos renais.
Banir a lactose não é a solução para evitar o problema. Na verdade, estudos indicam que esse mineral, em medidas corretas, pode até ajudar na proteção dos rins. Em vez de eliminar o leite da dieta de vez o ideal é beber bastante água, evitar álcool em excesso e reduzir o consumo de sal, para prevenir complicações renais.
2- Leite desnatado é leite integral misturado com água:
Há quem pense que o leite desnatado é mais ralo, por conta da mistura com água. Isso é apenas um mito popular. O leite desnatado apenas tem um teor reduzido de gordura saturada e colesterol.
3- Leite desnatado não tem colesterol.
Se trocar o leite integral pelo desnatado não vou ingerir colesterol, porque ele é desnatado. Não é bem assim!! Todos os alimentos de origem animal possuem colesterol. O que ocorre é que o leite desnatado tem menos gordura, logo o teor de colesterol livre também é menor.
4- Ingerir leite adianta a puberdade.
Os antigos suspendiam o leite conforme a adolescência das crianças fosse chegando, por achar que o leite era responsável por adiantar a puberdade. Não existe nenhuma comprovação cientifica para isso.
5- O leite deveria ser evitado na alimentação
Existe quem é contra e quem é a favor, mas muitos estudos e especialistas afirmam que o leite só deveria ser evitado por intolerantes e alérgicos.
Consumido com moderação o leite é um grande aliado na nossa alimentação.